sexta-feira, 24 de abril de 2009

Newsy.com


Para seguir na pilha de novas salas de redação, fui hoje conhecer o Newsy. É um site que produz notícias em vídeo a partir de variadas fontes internet afora.
A ideia é ser um site que monitore e sintetize a cobertura de notícias mundo afora, apresentando-as com uma variedade maior de fontes. Basicamente, eles pegam as notícias de televisões, jornais e sites e reapresentam em um vídeo mostrando os diversos lados da mesma moeda.
Com uma equipe pequena e formada basicamente por estudantes, o Newsy tem fôlego para colocar no ar até oito histórias por dia. É basicamente um trabalho de definir quais fatos serão cobertos e vasculhar a internet em busca de versões diferentes, para depois formatar em um vídeo. A equipe é formada basicamente por estudantes, gerenciados por dois profissionais mais experientes. O vice-presidente, George Schellenger, ex-AOL Time Warner, diz que o projeto é oferecer uma forma de agregar notícias de interesse geral sem o uso de robôs, como no Google News, por exemplo. O trabalho de organizar a bagunça, mostrar os fatos e apontar onde é possível saber mais fica melhor quando feito por humanos, acredita. A regra geral é dar diferentes pontos de vista para a mesma coisa: CNN e Al Jazeera, BBC e ABC.
O desafio do momento, obviamente, é como se pagar. O custo inicial de US$ 1 milhão foi obtido junto a um conjunto de investidores: o Newsy ainda não fechou nenhum contrato de publicidade. Enquanto isso, a equipe aposta em marketing viral para ampliar o número de leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário