segunda-feira, 27 de abril de 2009

Health Journalism

Hoje tivemos uma palestra com um cara chamado Jeff Porter, da Association of Health Care Journalists. É uma associação de jornalistas especializados em matérias de saúde pública.
Americanos adoram associações. Nestas 2 semanas e pouco, já conheci integrantes da associação dos jornalistas investigativos, dos jornalistas que usam Computer Assisted Reporting, dos jornalistas globais e dos defensores da liberdade de informação. Nessas entidades, eles costumam trocar ideias e indicar fontes uns para os outros, por exemplo.
Em tempos de gripe suína, foi uma coincidência interessante. Ele nos passou várias dicas de fontes legais na internet sobre saúde em geral e também sobre essa questão dos porquinhos. A que mais me impressionou foi a seguinte:

www.healthnewsreview.org
Esse site mantém uma equipe de médicos e pesquisadores que analisam as matérias sobre saúde que saem nos principais órgãos de imprensa. Quando tu escreve sobre uma doença ou sobre um tratamento ou droga novos, eles avaliam o trabalho do repórter, com quesitos objetivos. Esta aqui, sobre vasos sanguíneos feitos com células dos pacientes, ganhou só três estrelinhas - os avaliadores não ficaram satisfeitos com as evidências apresentadas e nem com a quantificação dos benefícios e males potenciais.
Não deve ser muito legal para um repórter de saúde ler avaliações feitas por médicos sobre seu trabalho. Normalmente, opiniões de especialistas a respeito das nossas matérias são detalhistas e duras - técnicos não gostam das generalizações que repórteres precisam fazer. Mas esse tipo de vigilância sobre nosso trabalho é algo a se comemorar, por mais desagradável que seja. Para o Porter, ao utilizar os mesmos critérios de avaliação ao longo do tempo, o sistema ajuda o leitor a reconhecer bons trabalhos e os jornalistas a melhorar suas matérias.

De lambuja, mais uns linquezinhos sobre saúde:

www.cdc.gov - Centers for Disease Control and Prevention. Com a atualização dos casos de gripe suína, por exemplo.

www.healthmap.org - Um mapa das notícias sobre doenças no mundo: clicando em uma localidade, são mostrados os links para as matérias publicadas sobre uma determinada doença.

www.healthjournalism.org - É o site da associação de jornalistas de saúde. Custa US$ 60 por ano, e sócios têm acesso a diversos bancos de dados sobre o assunto, além de contato com cerca de mil outros repórteres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário