quinta-feira, 4 de junho de 2009

Choveram internos*

Ontem chegou aqui uma batelada de estagiarios de verao. Nos Estados Unidos, subir na cadeia alimentar do jornalismo e' operacao complicada e demorada. Para conseguir um emprego decente, normalmente as pessoas fazem estagios nao-remunerados de verao nas redacoes, que sao ultradisputados entre os estudantes.
Todos sao meus concorrentes para pegar as pautinhas do dia, aquelas que ninguem quer fazer, que estao sendo o meu treinamento intensivo. Isso e' bom, me obrigara a ter mais ideias de pauta - o que ja esta acontecendo. Alias, com frequencia me confundem com estagiario. Vejo isso como um elogio, ja' que em outubro estamos ai' com 30 anos na cara.
Mas, de modo geral, e' um sistema triste. E' simplesmente um absurdo trabalhar de graca, nao importa quao jovem tu es. Trabalho e' trabalho, eles publicam as historias dessa gente, entao tem que pagar. Isso tambem atrasa a chegada deles ao mercado de trabalho - semana passada fiz esta materia com um free-lancer de 23 anos, que esta' tendo seu primeiro emprego de verdade so' agora. Ele comecou a materia e eu terminei, mas no fim 70% das informacoes eu tive de catar porque ele simplesmente nao se deu conta do que era preciso.
Esse sistema tem vantagens, obviamente. Nao tem tanto pateta numa redacao, porque os reporteres sao mais velhos, de modo geral. Nao ha' tanto aquela situacao de so' ganhar mais dinheiro virando editor - a funcao de reporter nao e' encarada apenas como algo pro inicio da carreira. Funcionou bem por bastante tempo.
Mas nao funciona mais. Se ate' os jovens sao velhos, como vao mudar o que tem de ser mudado? Tenho amigos que acham que nao vao conseguir. Pelo que eu ando vendo aqui, vai ser mesmo muito improvavel. Talvez um comeco seria realmente pagar essa piazada que vem aqui "aprender a escrever em jornal" para ajuda-los a sair dessa.

* Traducao literal e errada

Nenhum comentário:

Postar um comentário